Terça, 18 de junho de 2019
+55 83 9 96891484
Mulher

18/04/2019 às 08h33 - atualizada em 18/04/2019 às 13h33

1.107

Rita Bizerra

Patos / PB

Trabalho de Conclusão de Curso: oportunidade ou chatice?
Luciana Braun é professora universitária e empreendedora no Sai Dessa - Economia Criativa
Trabalho de Conclusão de Curso: oportunidade ou chatice?
Arquivo Pessoal
Um dos ambientes mais dinâmicos e inovadores é o acadêmico: escolas, faculdades, universidades. Não importa o ciclo de aprendizado ou o tamanho da instituição. À sua maneira, um espaço de aprendizagem é um espaço e tempo de inovação. Sobretudo porque há uma agenda de questionamento circulando em seminários, em palestras, em workshops, em conversas informais e, é claro, em cada aula. Existe um clima que estimula as trocas, os acréscimos de experiências, as reflexões em torno de novas perguntas construídas por alunos e professores, que se fortificam na pluralidade de formações, origens, idades, pensamentos.

Nesse cenário, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma oportunidade de inovar sem igual, pois alunos põem a mão na massa em um projeto alinhado aos seus interesses e inquietações. Além disso, têm à sua disposição a mentoria de docentes com afinidade no tema escolhido. O percurso dependerá conforme foi o desenvolvimento e envolvimento do estudante até então: estudos, compromissos ou simples curiosidade.

Durante o TCC há possibilidade de ampliar o entendimento de um tema e área de estudo, acessar entrevistados notáveis, respondentes e ligar-se a um networking de colaboração em torno do projeto. Pode ser o início de um aprofundamento ainda maior em outro nível acadêmico, publicações e até oportunidades profissionais. Isso tudo porque o aluno se modificou pelo conhecimento da trajetória acadêmica e se desenvolveu à medida que avançava em sua pesquisa.

Reforço: o TCC é uma oportunidade de inovação. Talvez aquela que você tanto quer e ainda não fez. Por isso, não o encare como uma chatice, apenas como algo a vencer antes da formatura. É o seu momento. Então, prepare-se e será uma experiência enriquecedora e disruptiva para esta e outras situações da vida em que levar a atmosfera crítica e inovadora dos teus estudos para outros lugares fará a diferença.

 

COM

FONTE: Redação, com GE

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium