Sexta, 23 de fevereiro de 201823/2/2018
+55 83 9 86812319
Muito nublado
22º
22º
28º
Patos - PB
Erro ao processar!
Banner abaixo dos vídeos
Espaço Arretado
Espaço Arretado

Este Blog tem por intuito demonstrar o empoderamento da mulher arretada em todas as searas da vida...

MULHER
'SOS MULHER' foi acionado quase 400 vezes em 2017
O SOS Mulher é avaliado pela juíza Rita de Cássia como um método mais eficaz do que a tornozeleira eletrônica
Rita Bizerra Patos - PB
Postada em 10/02/2018 ás 21h02
1.843 acessos
'SOS MULHER' foi acionado quase 400 vezes em 2017

SOS Mulher

Um botão liga o alerta. A luz amarela indica uma situação de iminente perigo. O telefone toca e policiais militares imediatamente se deslocam até o local indicado para evitar que mais uma mulher seja vítima de quem um dia foi companheiro. O “SOS Mulher” existe na Paraíba desde 2016 e somente no ano passado foi acionado 393 vezes por mulheres que estavam sob medidas protetivas.


Apenas em João Pessoa, são 62 mulheres que contam com esse equipamento ligado diretamente ao Centro Integrado de Operação Policiais (Ciop). O SOS mulher é um dispositivo como um smartphone que consiste em três botões: um verde, que indica que a vítima está fora de perigo, o amarelo que aponta uma aproximação de iminente perigo e um vermelho que demonstra que algo grave já está ocorrendo.


Independente da cor da emergência, um alarme irá disparar e a equipe de policiais militares de imediato irá ao local garantir a segurança da mulher. Após a solicitação, se o acusado for encontrado, ele e a vítima serão conduzidos à delegacia para responder pela violação à medida protetiva. O coordenador do CIOP, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho afirma que nem todos os casos resultam em prisões, já que os agressores fogem do local.


A juíza coordenadora do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rita de Cássia Martins, explicou que o fato do mecanismo ser vinculado à Polícia Militar garante a eficácia do instrumento, já que funciona como um elemento de intimidação aos agressores.


Método mais adequado


O SOS Mulher é avaliado pela juíza Rita de Cássia como um método mais eficaz do que a tornozeleira eletrônica, por exemplo. Já o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho ressalta que o mecanismo evita situações que poderiam resultar em feminicídios e outros tipos de violência contra as mulheres.


“Ele agiliza o deslocamento da viatura porque já sabemos da situação de risco. Dessa forma colabora com o trabalho da policia de um modo muito relevante”, avaliou o coronel.


Para a magistrada, o SOS Mulher intimida os agressores. “Eles temem a reaproximação, porque quando chegam perto a mulher aciona a polícia. Isto acarreta em uma prisão preventiva em flagrante, o que não exige mais a audiência de custodia”, explicou.


No entanto, não são todos os casos que exigem o uso do SOS. Os necessários são aqueles em que o agressor é reincidente, existe um alto nível de violência, perturbação da tranquilidade, ameaça a família ou aos filhos menores. Ou seja, a regra é destinar o equipamento aos casos em que o ex companheiro quer voltar a casa e está ameaçando a mulher.


“As medidas sujeitas ao SOS mulher são situações em que não é possível conter o agressor. Então, outros mecanismos são acionados para fazer o acompanhamento na residência da vitima”, pontuou a juíza.


Leia mais notícias no www.paraibamulhermacho.com, siga-nos no FacebookFanpageGrupoTwitter, e futuramente veja vídeos no nosso Canal de Youtube. Envie informações à Redação do site PB Mulher Macho pelo WhatsApp (83) 986812319.

FONTE: Redação, com Delegacia da Mulher PB
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Rita Bizerra
Rita Bizerra

Rita Bizerra- Paraibana com orgulho...rsrs Amante da leitura e da escrita,Licenciada em Letras e Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, Especialista em Gestão de Negócios, Jornalista e Assessora de Impresa especializada e Empreteca. Com os títulos publicados: Aventuras de Uma Vida e algumas poesias, Olho D'água a Princesinha do Vale, O Verdadeiro Rei do Cangaço (TCC), coautora de Coração de Poeta. Colunista do Periódico Folha Patoense muito tempo. Alma de Mulher...

Patos - PB
(83) 9 86812319 - 9 98100345
ritabizerra@hotmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Marina Silva
45 votos - 34.9%

Lula
38 votos - 29.5%

Aécio Neves
23 votos - 17.8%

Michel Temer
23 votos - 17.8%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium