Quinta, 14 de dezembro de 201714/12/2017
+55 83 9 86812319
Claro
23º
23º
36º
Patos - PB
Erro ao processar!
Banner abaixo dos vídeos
TECNOLOGIA
Voo inaugural da primeira aeronave construída na Paraíba
Parabéns Campina Grande, parabéns aos campinenses e como sempre, voar, voar, subir, subir, sem medo dos obstáculos, porque obstáculo é aquilo que se enxerga quando você tira o foco do seu objetivo, parabéns Juan – destacou Valdones.
Rita Bizerra Patos - PB
Postada em 10/10/2017 ás 18h15
1.658 acessos
Voo inaugural da primeira aeronave construída na Paraíba

1º Avião de CG




O prefeito Romero Rodrigues prestigiou o voo inaugural do 1º avião fabricado em Campina Grande, na manhã desta terça-feira (10), às 10h, no Aeroclube do distrito de São José da Mata, na véspera do aniversário dos 153 anos da Rainha da Borborema. A Stratus Aeronaves coloca a cidade no mapa da indústria aeronáutica do Brasil, com o voo do Volato 400.


Na solenidade histórica, além do prefeito, estiveram presentes o senador José Targino Maranhão, o suplente de senador, Deca do Atacadão, os deputados Ricardo Marcelo e Tovar Correia Lima (secretário de Tecnologia), a presidente da Câmara dos Vereadores, Ivone Ludgério, o Procurador do Município, José Mariz, secretários municipais, vereadores, empresários, pilotos, o cantor Valdones e o povo em geral.


O diretor da Stratus, o campinense Juan Pinheiros que tem formação em Ciências Aeronáuticas, sempre foi movido a desafios sempre ligados a área tecnológica, como o desenvolvimento da tornozeleira eletrônica, teve empresa de segurança eletrônica e agora concretiza mais um sonho de voar e voar alto com a aeronave Volato 400 – PR-ZKG.


Um modelo confortável, rápido, com boa capacidade de carga e de excelente custo/benefício, capaz de atingir grandes distâncias com segurança.


Juan afirma que “o Volato 400 representa para todos nós o sonho de voar e a capacidade de mostrar que temos condições de fazer um produto capaz de voar por todo o Brasil. A aeronave que apresentamos hoje a Campina Grande tem capacidade para quatro passageiros, atinge até 15 mil pés e uma velocidade média de 350 km/h, vai ser comercializado por R$ 750 mil”.


Atualmente a empresa conta com 18 pessoas, tem parcerias com centro de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, do SENAI e com outros centros de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Juan a demanda de mão de obra vai depender dos pedidos dos clientes.


Juan Pinheiros decolou com o Volato 400 acompanhado de Valdones e mais dois integrantes da Stratus. O piloto-cantor que também é paraquedista com mais de três mil saltos, sendo condecorado com o título de membro honorário da Esquadrilha da Fumaça e da Força Aérea Brasileira.


Ele saudou os presentes: “Eu que participei do maior e mais prestigiado esquadrão de demonstração do mundo, tal qual igual é a emoção, hoje inaugurando essa aeronave feita aqui, no solo da Rainha da Borborema. Eu fico com orgulho, orgulho bom de filho dessa terra, que sou cidadão campinense e mais feliz ainda de estar fazendo esse voo no dia que antecede o aniversário da nossa querida Campina Grande. Campina Grande que agora dá asas aos sonhos, as realizações”.


– Quero parabenizar ao meu amigo Juan. É inerente ao piloto, principalmente o de acrobacias aéreas o arrojo. E o arrojo do campinense arretado que sonhou e voou alto, construindo uma aeronave no solo de Campina Grande. Parabéns Campina Grande, parabéns aos campinenses e como sempre, voar, voar, subir, subir, sem medo dos obstáculos, porque obstáculo é aquilo que se enxerga quando você tira o foco do seu objetivo, parabéns Juan – destacou Valdones.



Foto: Codecom/CG


Momento histórico


Para o prefeito Romero Rodrigues foi um momento histórico para Campina Grande que neste dia 11 completa 153 anos. Ele destacou que Campina Grande é uma cidade jovem e pujante nestes 153 anos e continua com a marca da inventividade desde os Tropeiros da Borborema. Aproveitou a oportunidade para agradecer ao senador José Maranhão venho trabalhando uma política civilizada, procurando sempre o consenso para o bem de Campina Grande e da Paraíba. Agradeço o trabalho incansável de Luiz Alberto neste projeto”.


O prefeito afirmou ainda que a sua gestão muitas vezes recebe críticas pela economia que faz no que diz respeito à mídia para investir nas áreas mais necessitadas do município, mas o resultado tem sido bastante satisfatório. E prestou uma homenagem ao empresário Juan Ribeiro, proprietário da Stratus, a pioneira fábrica de aviões de Campina Grande.


– Estamos felizes Juan, você inaugura um novo tempo para a nossa cidade no setor tecnológico que projeta a cidade para o futuro. Campina Grande é conhecida como a cidade que tem os melhores cursos na área de Engenharia e por fazer o maior e melhor São João do Mundo, agora entra no mercado de construção de aeronaves de pequeno porte para o Brasil e brevemente para o mundo – frisou Romero. A Stratus já está trabalhando para receber a certificação internacional.


Romero anunciou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo mercado de São José da Mata, a inauguração em breve da primeira fábrica Tintas Bella no Complexo Aluízio Campos. Acrescentou ainda que seria muito difícil governar sozinho e que a mola propulsora do desenvolvimento de Campina é formada pelas classes empresarial e comercial.


O prefeito foi homenageado pela Stratus com um troféu que data 10 de outubro, como dia da entrada da cidade no mercado de construção de aeronaves.


Fez um pequeno histórico da aviação no Brasil, que com a Embraer construindo aeronaves de médio e grande porte a indústria de aviões de pequeno porte foi praticamente excluída.


– Juan, seu projeto chegou na hora certa, uma aeronave de linhas modernas que vai facilitar a vida de muita gente. A aviação só se faz com inteligência e Campina Grande se tornou pioneira no Brasil, aqui temos cursos de Engenharia que é padrão. Aproveito para felicitar Romero Rodrigues que faz uma administração equilibrada, séria e inovadora, cumprimentar Valdones que gosta de voar e utiliza a poesia com a ação. Admiro a cidade por sua rebeldia de fazer e de enfrentar desafios. Parabéns Campina Grande por seus 153 anos – concluiu Maranhão. O senador também foi homenageado pela Stratus.


 



 


 





 
FONTE: Redação, com Codecom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium