Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
+55 83 9 86812319
Ensolarado
22º
26º
35º
Patos - PB
Erro ao processar!
Banner abaixo dos vídeos
Mulheres no Poder
Mulheres no Poder

Este Blog tem por intuito demonstrar o empoderamento da mulher na seara politica nos últimos anos

MULHER
Educação meia-boca
A rachadura não apenas cognitiva entre aquilo que se aprende e aquilo que se pensa e faz.
Rita Bizerra Patos - PB
Postada em 07/09/2017 ás 14h44
939 acessos
 Educação meia-boca

Márcia TIburi

Sobre a dissociação da consciência   Há um texto de Theodor Adorno traduzido entre nós por “Teoria da Semicultura ou Teoria da Semiformação”. O termo original é Halbbildung.

 

Se Bildung refere-se à formação cultural, em um sentido extrapedagógico, ou seja, não dependente apenas da formação escolar, semiformação seria um modo precário de apropriar-se subjetivamente da cultura. A onipresença do espírito alienado e aquilo que Adorno chamou de consciência dissociada, a incapacidade de estabelecer nexo entre a cultura aprendida e as questões humanas, dizem respeito à sua definição.

 

Quando nos perguntamos como é possível que em pleno século 21, em uma época em que o acesso à informação é cada vez mais difundido, quando atingimos um estágio cultural – inclusive com a tecnologia digital – tão impressionante, as pessoas falem tantas bobagens, estamos diante do tema da semicultura.

 

Semiculto não seria apenas a pessoa quase formada, meio formada ou formada pela metade, ou até mesmo mal formada. O que está em jogo na semiformação é a cesura cognitiva. A rachadura não apenas cognitiva entre aquilo que se aprende e aquilo que se pensa e faz.

 

A questão está certamente nos meios de formação, nas mediações culturais inconscientes que pesam sobre nós. Entre os nazistas, por exemplo, era comum a valorização da arte (não da arte moderna à qual Hitler denominou “degenerada”) e o desprezo pela humanidade. Eles não percebiam que a arte não era uma questão apenas estética – aliás, a arte nazista era péssima nesse sentido...
FONTE: Márcia Tiburi
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Rita Bizerra
Rita Bizerra

Rita Bizerra- Paraibana com orgulho...rsrs Amante da leitura e da escrita,Licenciada em Letras e Pós-graduada em Língua, Linguística e Literatura, Especialista em Gestão de Negócios, Jornalista e Assessora de Impresa especializada e Empreteca. Com os títulos publicados: Aventuras de Uma Vida e algumas poesias, Olho D'água a Princesinha do Vale, O Verdadeiro Rei do Cangaço (TCC), coautora de Coração de Poeta. Colunista do Periódico Folha Patoense muito tempo. Alma de Mulher...

Patos - PB
(83) 9 86812319 - 9 98100345
ritabizerra@hotmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Marina Silva
40 votos - 41.7%

Lula
30 votos - 31.2%

Michel Temer
16 votos - 16.7%

Aécio Neves
10 votos - 10.4%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium