Segunda, 16 de setembro de 2019
+55 83 9 96891484
Polí­tica

29/04/2019 às 17h54 - atualizada em 02/05/2019 às 19h54

1.183

Rita Bizerra

Patos / PB

UMA POR DIA... Os maus políticos*
O que deve ser mais bem resolvida é a nossa condição de sujeito. Identidade sim; mas reagente.
UMA POR DIA... Os maus políticos*
Misael Nóbrega

Os discursos prontos, com seus famigerados clichês, fazem parte do repertório do político demagogo. Por meio do estereótipo de "salvador da pátria" cita as necessidades primárias da população e usa como argumento-resposta.


"Para satisfazer a plebe, dispõe sempre de meios para mantê-la empregada nas suas atividades ordinárias".


A chamada "nova política" passa por um processo lento de transição. Há muitos fatores que emperram essa marcha, dentre eles: a corrupção e a incompetência.


A política não é má; ela está a serviço do bem comum e aje na promoção da justiça. O mal está em boa parte dos políticos que conhecemos; estes, através de suas falácias, derrubam os governos democráticos.


"Uma boa frase cria a sua verdade".


O que deve ser mais bem resolvida é a nossa condição de sujeito. Identidade sim; mas reagente.


As instruções de como escolher os candidatos são subjugadas pelos estados de "dominação" e "intimidação", já instalados entre nós. Antes de eleitores conscientes, seres conscientes.


E não creio que as oligarquias querem ver insurgir quadros que comprometam as suas estratégias de ganância e do poder pelo poder.


Parece que essa política "moderna" é dos interesses e não das virtudes. E só a virtude poderá combater a corrupção praticada pelos maus políticos com a anuência de uma sociedade que não mais se indigna.


Diz Maquiavel: "Não há um modelo de Estado perfeito, mas uma luta permanente contra a sua degenerescência".


 

FONTE: Misael Nóbrega de Sousa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Uma por Dia de Misael Nóbrega

Uma por Dia de Misael Nóbrega

Blog/coluna Aqui serão postados todos os dias um artigo escrito pelo Escritor Misael Nóbrega, sobre os mais variados temas
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium